Etiquetas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Visita à Quinta da Casa Caramela

Olá! No dia 16 de janeiro os gatitos foram visitar a Quinta da Casa Caramela, na Palhota. Foi uma manhã muito bem passada, junto dos animais criados na quinta, dos vários legumes e outras plantas, e da monitora Mariana. Os gatitos puderam observar o que de melhor a natureza tem para nos der e como se vive numa quinta. Podemos ser bastante ecológicos e, de certeza, muito mais saudáveis. Os gatitos adoraram tudo, mas o momento em que puderam ver o leite a ser mugido da vaca foi muito interessante. Em relação às plantações, os gatitos não paravam de identificar as plantas de folha caduca e persistente. Só mostra que têm a lição de Estudo do Meio muito bem estudada!

Parabéns à Fundação COI pela quinta e pela iniciativa da promoção destas visitas. Um beijinho especial à D. Mariana.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Fichas de Avaliação

As fichas de avaliação mensal estão à porta. A Professora deseja muita sorte e bons resultados para os seus gatitos. Hoje os gatitos levaram para casa fichas de revisão para estudarem para a ficha de amanhã, de Matemática. Nos próximos dias estudarão Estudo do Meio e Português.

RecadosOnline.com

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Este foi o livro que a Professora leu aos gatitos na Hora do Conto. E não é que foi tão divertido!! Pais, perguntem aos filhotes o que quer dizer este título. Tenho a certeza que os gatitos sabem responder! Se quiserem lê-lo aí por casa vão gostar, com certeza. Boas leituras!


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A flor


Esta semana os gatitos trabalharam um texto adaptado com supressões sobre um menino que queria salvar uma flor. A história não ficou terminada, faltava o final da aventura e uma conclusão.



Texto original de onde foi retirado o texto do livro de Português dos gatitos
Os gatitos tiveram de continuar o texto a partir da frase: "Mas logo apareceu um polícia". Aproveitaram para trabalhar mais uma vez a construção de um texto coletivo. Comparem o final original e o final que os gatitos escolheram.

Texto coletivo

-Precisas de ajuda - disse o polícia.
-Sim. Preciso que me ajude a salvar esta flor.
-Vamos já começar a escavar!- respondeu o polícia.
O menino e o polícia plantaram a flor e a cidade ficou mais bonita.
A flor precisava de água para poder crescer. Então, o polícia foi comprar uma garrafa pequena de água e regaram a flor.
Os pais do menino ficaram preocupados com a demora do seu filho. Foram procurá-lo e encontraram-no junto do polícia.
-O vosso filho é especial! Ele é amigo do ambiente. Sabiam que as plantas são importantes para nós?-disse o polícia.
-Sim, mas já nos tínhamos esquecido.- respondeu a mãe.
Finalmente, a família foi para casa, muito feliz porque acabou tudo bem.

( imagem retirada da internet )

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Os gatitos e a plasticina

Olá! Na passada sexta-feira os gatitos trabalharam pela primeira vez este ano com plasticina. Há algum tempo que a Professora tinha prometido que esta atividade aconteceria e foi altura de experimentar.
Como não podia deixar de ser, os alunos modelaram um gatito de uma forma muito simples: através de simples esferas e um cilindro (para o rabo). Depois foi só deixar a imaginação a funcionar para completar com os pormenores.


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Dia de Reis

O Dia de Reis celebrou-se a 6 de janeiro mas, como foi num domingo, nós celebramos no dia seguinte na escola. Houve banquete com os bolinhos secos que sobraram da festa de Natal e também construímos uma coroa de rei e rainha. Os gatitos trabalharam como nos outros dias, mas foram para casa com uma lembrança. Pais, gostaram das coroas feitas pelos gatitos?









Os elefantes equilibristas

Os gatitos trabalharam o texto "Os elefantes equilibristas", de Gianni Rodari e Anna Laura Cantone. Depois da leitura e interpretação, aprenderam a desenhar um elefante (com recurso a ficha). De seguida foi só pintar com lápis de cera (com as cores e formas que a imaginação ditou) e recortar. A Professora depois montou na janela uma pirâmide de elefantes (como apareceu na história), com um gato no topo.

Entretanto, os dez primeiros a acabar a cópia de um texto foram ao computador e escreveram as frases que compõem o texto/resumo dos "elefantes equilibristas" que apresentamos a seguir:

Era uma  vez   uns   elefantes   equilibristas.
Os elefantes eram os mais votados no circo.
Os elefantes formavam uma pirâmide. No topo havia um gato. O   gato    era    muito     vaidoso. Quando as pessoas aplaudiam ele inclinava-se para todos os lados.
O  gato   achava   que   ele  era   a   estrela   do  circo. Até discursou para o público dizendo que os elefantes não eram divertidos.
No entanto, o gato desequilibrou-se e caiu. Foi parar à boca de um trombone.O público riu-se e o gato fugiu, envergonhado.



  

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Bom 2013!

A Professora Mafalda deseja a todos os gatitos, familiares e amigos um muito bom ano de 2013. Que os vossos sonhos se concretizem e que possamos partilhar uns mesinhos com sucesso e, principalmente, saúde.
Abraço amigo